Um banco que transforma vidas!

Em apenas um ano, o número de beneficiários apoiados pelas Equipas de Rua da Cruz Vermelha Portuguesa aumentou 76% e o número médio de refeições diárias servidas cresceu 34%. Estes dados são o reflexo do agravamento das condições de vida de muitas pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

O Banco de Memórias nasce da necessidade urgente de dar voz aos milhares de pessoas em situação de sem-abrigo.

Mais do que números, são histórias de vida interrompidas, de dignidade perdida e de desafios diários invisíveis para grande parte da sociedade.

URGE devolver dignidade, reerguer vidas e quebrar o ciclo da exclusão.

Mas, não o podemos fazer sozinhos. 

Transforme um banco de rua num banco de novas oportunidades!

Histórias de quem já encontrou um novo começo!

Carousel de Vídeos - Cruz Vermelha

Por detrás destes números, há histórias. Histórias de pessoas que, por diferentes razões, perderam tudo e encontraram na rua o único refúgio. E há histórias de esperança - vidas que, com o apoio certo, foram reconstruídas.

O Banco de Memórias não é apenas um banco de jardim. É um símbolo de mudança. Um ponto de partida para que pessoas em situação de sem-abrigo possam sair das ruas e reencontrar um caminho de dignidade.

Dados Cruz Vermelha Portuguesa​

Em 2023

Total de apoios prestados

0

Em 2024

Total de apoios
prestados

0

Em comparação 2023

de aumento
0 %

Respostas

pessoas apoiadas pelas
equipas de rua (ER)

0

Pessoas apoiadas
com alojamento

0

Pessoas receberam outro tipo de
apoio (inclui serviços de saúde)

+ 0

Cada euro conta. Cada donativo muda vidas.

A sua contribuição ajuda-nos a assegurar:

Apoio imediato -
alimentação, abrigo,
cuidados de saúde e higiene

Acompanhamento social e psicológico para quebrar o
ciclo da exclusão

Reinserção profissional e
acesso a oportunidades
para um recomeço

Programas de Habitação permanente (Housing First, apartamentos partilhados)

Criação de planos de vida personalizados, promovendo autonomia e independência

Ajude-nos a multiplicar respostas.

Perguntas Frequentes

Qual a finalidade do meu contributo?

Uma das prioridades da Cruz Vermelha Portuguesa é gerir os donativos de forma transparente e otimizar os recursos. Com mais de 5 mil voluntários integrados, procuramos reduzir despesas e operar no terreno, de forma eficiente. Na página da transparência, disponibilizamos extratos bancários das operações de angariação de fundos e relatórios de contas auditados.
O custo da gestão operacional é estimado em 15%, garantindo que 0,85€ são usados diretamente para financiar as iniciativas e projetos.
Saiba mais na nossa Página da Transparência.

O projeto terá uma área no site da Cruz Vermelha com informações sobre o uso dos recursos e histórias de beneficiados​.

Sim, haverá relatórios e atualizações sobre o impacto do projeto​. O relatório de contas da organização está publicado no website, garantindo total transparência na gestão financeira e utilização dos recursos.

Na Cruz Vermelha Portuguesa temos como um dos pilares o compromisso com a transparência, para garantir que os donativos sejam aplicados no fim escolhido pelos doadores. Para assegurar isso:

- Disponibilizamos relatórios anuais que podem ser consultados no nosso portal.
- Emitimos recibos para todos os donativos recebidos.
- As contas da CVP são auditadas pelo Conselho Fiscal interno e por auditores externos credenciados.
- No portal da transparência, é possível acompanhar todo o trabalho realizado e a alocação dos donativos.

Desta forma, os doadores podem ter a certeza de que a sua contribuição está a ser utilizada conforme a sua escolha, através do acesso às informações e ao acompanhamento dos resultados no portal da transparência da CVP.

Ao abrigo do Estatuto do Mecenato, a Cruz Vermelha Portuguesa emite um recibo de donativo que poderá ser utilizado para deduções nos impostos.
Enviaremos os recibos de donativos para o email de contacto cedido.
A Cruz Vermelha Portuguesa comunica todos os anos, em Fevereiro, à Autoridade Tributária, através do Modelo 25, todas as contribuições dos seus doadores relativas ao ano anterior, desde que sejamos conhecedores do respetivo NIF.

Ao abrigo da Lei do Mecenato, os doadores individuais podem beneficiar de deduções fiscais ao doar para a Cruz Vermelha, reduzindo o seu imposto de IRS e impactando diretamente as vidas das pessoas necessitadas.
Os doadores corporativos podem obter deduções fiscais corporativas, fortalecendo a imagem da sua empresa e demonstrando compromisso com causas sociais, além da redução do imposto no IRC.
Neste sentido, a Cruz Vermelha Portuguesa é reconhecida pelo Despacho Conjunto nº144/2002 de 1 de Fevereiro, o qual concede benefícios fiscais previstos no artigo 61º do Capítulo X do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF). Qualquer donativo entregue à CVP é considerado para efeitos de IRC, como custo ou perda do exercício até ao limite de 8/1000 do volume de vendas e prestações de serviços do exercício em conformidade com a a) ou b) do nº3 do art 62 EBF. Mais se informa que qualquer doação a uma instituição de outro Estado, nomeadamente a Federação e o Comité Internacional, não permite conferir o benefício fiscal do recibo de donativo em sede de IRS/IRC em Portugal.
Para fins fiscais, é considerado donativo qualquer entrega em dinheiro ou em espécie concedida à CVP sem contrapartidas, conforme estabelecido no artigo 61º do EBF.

As equipas da Cruz Vermelha têm conhecimento preciso das necessidades emergências e adquirem, de forma objetiva, os bens necessários às respostas no terreno. Fatores como a dificuldade logística de receção, seleção, gestão e armazenamento dos bens em espécie doados, bem como as preocupações com a economia local, desperdício e custos de transporte, justificam a decisão de, em apelos, apenas serem contemplados donativos monetários.

Uma das prioridades da Cruz Vermelha Portuguesa é gerir os donativos de forma transparente e otimizar os recursos. Com mais de 5 mil voluntários integrados, procuramos reduzir despesas e operar no terreno, de forma eficiente. Na página da transparência, disponibilizamos extratos bancários das operações de angariação de fundos e relatórios de contas auditados. O custo da gestão operacional é estimado em 7%, garantindo que 0,93€ de cada 1€ doado seja direcionado para financiar iniciativas humanitárias e o apoio aos mais vulneráveis.
Saiba mais na nossa Página da Transparência.

Caso tenha alterado os seus dados de contacto, como morada, telefone ou e-mail, ou se desejar modificar alguma informação relacionada com o seu donativo, pode entrar em contacto connosco através do telefone 21 22222 22, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30 ou através do e-mail consigo.mais@cruzvermelha.org.pt.
Estamos disponíveis para atendê-lo e atualizar as suas informações.

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